sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Os seis companheiros invencíveis


Era uma vez um homem que era bom a fazer tudo. Tinha sentado praça e servido o rei. Mas quando a guerra acabou, o rei mandou-o embora, dando-lhe apenas dois vinténs para a viagem. O homem ficou chateado e foi procurar ajuda para se vingar do rei.
Quando ia a caminho, encontrou cinco homens e todos aceitaram ir com ele. Primeiro, encontrou um homem tão forte, tão forte que conseguía pegar em cinco árvores de uma só vez. Depois encontraram um caçador com tanta pontaria que queria acertar com um grão de chumbo no olho de um mosquito a duas léguas dali. Um dos homens que encontraram conseguía pôr sete moinhos a andar só com a venta esquerda. Outro tinha desatarraxado uma perna para não correr tanto, pois ele corria muito. Finalmente encontraram um homem com o chapéu inclinado sobre uma orelha. Se ele pusesse o chapéu direito fazia tanto frio que os pássaros até caíam mortos no chão.
Então, chegaram a uma cidade onde o rei dava como prémio a mão da filha a quem a conseguisse vencer numa corrida. O homem que queria vingar-se do rei desafiou-a mas não foi ele quem correu, foi o andarilho.
Na corrida, os dois tinham uma bilha e tinham de correr uma légua para chegar a uma fonte para encher a bilha. O andarilho ia muito mais adiantado e encheu a bilha primeiro. Mas ficou com sono e decidiu deitar-se um pouco a descansar. Deitou a cabeça em cima de um crânio de cavalo para não ser tão confortável. A princesa viu que ele estava a dormir e despejou a bilha dele. Mas o caçador estava a ver tudo e disparou contra o crânio para o andarilho acordar. Então ele voltou a trás, encheu a bilha e ainda conseguiu vencer a princesa.
A princesa e o rei ficaram furiosos e queriam livrar-se dos seis homens.Então o rei convidou-os para um banquete num quarto de ferro para depois o cozinheiro acender o fogão que ficava por baixo desse quarto. O plano era cozer os seis companheiros mas não resultou porque o homem do chapéu o pôs direito e os pratos até gelaram.
Quando o rei veio ver ficou furioso e disse que se o soldado desistisse da mão da princesa, lhe daria todo no ouro que ele quisesse . Ele aceitou e mandou fazer um saco enorme para levar muito ouro. Então o rei meteu todo o seu ouro no saco que ficou muito pesado. Por isso teve que ser aquele homem muito forte a leva-lo.
Logo que ele virou as costas o rei mandou as tropas atrás deles. Os soldados do rei ameaçaram esquartejá-los mas o homem que soprava pela venta soprou e mandou-os todos pelos ares. Então o rei desistiu e os seis companheiros dividiram as riquezas e viveram felizes até morrerem.

Autora: Maria Amélia Vaz de Carvalho e Gonçalves Crespo
Título do Livro: Contos de Sempre
Editora: Porto Editora


3 comentários:

Anónimo disse...

parabens por ters feito esteg resumo mas podias fazer o da lua?????????????????

obrigado

bj

Anónimo disse...

eu adorei depois contei a historia a minha irma e ela tambem gostou

Anónimo disse...

f